Já faz algum tempo que ando meio negligente com meu velho blog e a ideia que ele representa. Sem contar outros momentos em que meses se passaram entre uma publicação e outra. Por isso talvez já tenha passado da hora de recomeçar as coisas.
Nada melhor para um recomeço do que sair da nossa boa e velha zona de conforto e se jogar de cara num lugar ou numa situação completamente nova. E é isso que está acontecendo aqui.
Aqui estou tendo que aprender todo um mundo novo no que diz respeito ao que é e quais as funcionalidades de um blog em relação ao que já estive acostumado por uma vida. A principal mudança e o blog indo para um novo endereço e um novo sistema (que é novo pra mim mas muita gente por aí já tem bastante prática). Não é meu objetivo entrar nos detalhes técnicos a respeito dessa mudança do blog para o novo endereço.
Durante meus estudos para a escolha de um novo endereço e sistema a ser usado pelo blog me vieram em mente alguns questionamentos sobre o seu objetivo. Talvez seria essa uma boa hora pra tentar algo novo mas sem deixar o antigo de lado. Até então o objetivo do blog sempre foi publicar aos meus poucos leitores alguns projetos de histórias que me vinham em mente, junto com alguns contos que eu conseguia finalizar e eventualmente algum texto curto e reflexivo sem muito objetivo ou intensão (Frutos da Insônia). Mas, com o passar do tempo, eram poucos os textos em que eu me permitia publicar (Estrada Temperamental). Por uma mistura de procrastinação com a escrita e aquela velha autocrítica que nunca acha que nada está bom o bastante para ser mostrado à qualquer pessoa. Com isso a quantidade de postagens feitas no velho blog foi diminuindo de forma considerável ao longo do tempo. Para explicar melhor, talvez seja necessário fazermos uma pequena viagem no tempo.
Alguns anos atras lá estava o meu eu do passado participando de algum jogo aleatório no Facebook. Não quero falar lembro bem os detalhes do jogo mas era algo relacionado à zumbis. Durante o jogo, uma pequena história sobre zumbis acabou surgindo nos comentários dessa brincadeira. Era uma história meio absurda e louca envolvendo algumas facções e brigas, coisa simples e padrão de toda história de zumbis, mas as pessoas pareceram gostar dela (naquela epoca os zumbis ainda estavam começando a voltar com a estreia da primeira temporada de The Walking Dead). Certa pessoa me sugeriu que eu criasse um blog pra escrever um pouco mais sobre essa pequena história de zumbis que estava tomando vida nos comentários de uma postagem no Facebook e eu pensei “Por que não?”.
Assim surgiu O Fantástico Mundo de Pedro da Luz, um blog criado unica e exclusivamente para escrever sobre uma história padrão da curta tentativa de sobreviver ao apocalipse zumbi. Na tentativa de fazer algo um pouco diferente do que tínhamos no momento, a história teria seu início momentos antes da infestação zumbi começar e seguiria até chegar ao ponto da história que já havia sido desenvolvida.
O tempo passou, a história cresceu e começou a tomar caminhos que não me agradaram até chegar ao ponto da decisão de encerrar este projeto (Capitulo 10), mas e então o que seria do blog? Afinal, era um blog feito pra dar um pequeno espaço dentro da enormidade da internet para uma pequena história de zumbis. Seria este o fim do blog?
Talvez! Se eu não tivesse tomado gosto pela escrita e iniciado outros pequenos projetos de histórias (Kendria – O Fantástico Mundo), eu já teria apagado o velho blog faz um bom tempo. Vale notar a existência de uma história que criei para preencher o espaço de tempo entre as publicações da história dos zumbis. Era uma história focada em contar toda minha trajetória de vida desde o momento em que eu era um pequeno espermatozoide a procura de um óvulo até o fim dos dia (Um dos Primeiros). A ideia era escrever sempre se baseando em pequenos fatos reais, mesmo os que eu achava que eram reais (Acordando em Águas Misteriosas). Era uma coisa que eu gostava de escrever e senti falta ao ter parado de publicar. Em parte foi pela falta de tempo e parte pela segunda lei de Newton. É tão fácil continuar escrevendo quando você está escrevendo quanto não continuar escrevendo quando não se está escrevendo. E o mesmo vale pra qualquer outra coisa existente neste universo e regida pelas leis que conhecemos.
Com o passar do tempo, recebi alguns feedbacks relatando uma preferência maior do público leitor para com essas histórias e outras aleatórias também ao invés daquela que deu vida ao blog. Esse foi um dos incentivos a me fazer encerrar o apocalipse zumbi e dar continuidade ao blog trazendo coisas novas, trazendo histórias novas. Na verdade a ideia nunca foi parar de escrever sobre o apocalipse zumbi mas sim deixar de lado por um tempo até que eu pudesse reescreve-la novamente para dar enfim um final digno. Mas esse dia ainda não chegou.
Muitas histórias foram escritas, poucas foram publicadas e eu continuei escrevendo. Mas meu crítico interno me impedia de publicar a maioria das coisas que escrevia e por isso ou elas eram apagadas ou enterradas em alguma parte obscura dos meus HD’s e da Nuvem. Escondi até mesmo a história que deu origem ao blog passando perto de fazer um shift+delete nela por vários momentos.
Nos últimos tempos venho tendo algumas ideias sobre quais seriam os futuros possíveis para o blog ou para o meu futuro com o ato da escrita. Pensei várias vezes em encerrar suas atividades de vez e investir meu tempo em outros novos projetos. Resolvi por em ação a maioria das ideias que tive pro velho blog e tentar implementá-las num lugar novo.
Por isso. Hoje, na data de publicação deste post, está decretado oficialmente o fim do antigo blog para a criação de um novo. Na verdade isso já foi decretado faz algum tempo com uma publicação no próprio velho blog. Enfim, este será um novo Fantástico Mundo pra reunir todo e qualquer absurdo criado e escrito pela mente desta pessoa que vos fala. Desde as antigas histórias e tentativas de contos até uma opinião sobre a mais nova descoberta que diz se o ovo faz ou não faz mal à saúde.(não faz)
Nesse ponto alguns podem dizer que eu falei e falei mas não expliquei exatamente o que quero dizer sobre qual será o futuro deste novo blog. E o que eu tenho à dizer é que o futuro é algo incerto, e por mais que possamos ver a trilha por onde estamos seguindo, jamais saberemos onde chegaremos mas uma coisa é certa, vem coisa boa por aí no fim dessa trilha. O mais importante, não é o fim que importa mas sim a trilha em si.
E com isso anuncio o início de uma nova era para o novo blog do Fantástico Mundo de Pedro da Luz.(ainda não achei um nome melhor) Não só veremos mais das pequenas histórias periódicas e contos como também veremos qualquer coisa sobre a arquitetura, a musica, o cinema, o Google, qual ator foi visto fazendo sua corrida matinal na orla da lagoa e sabe se lá o que pode vir a surgir neste universo infinito de possibilidades.
A verdade é que podemos dizer que nem mesmo eu sei exatamente o que vai sair daqui. eu nunca sei
Espero que gostem do que está por vir e que acompanhem essa trilha junto comigo para ver onde isso vai dar.
Ah…tem um detalhe.
Peguei todos as postagens do velho blog que tinha blogueado por conta do meu crítico interior e deixei tudo acessível lá pra quem quiser dar uma olhada enquanto não chega nada de novo por aqui.
Basta clicar aqui e seguir por sua conta e risco.